Centro Cultural Cia de Arte *Rua dos Andradas, 1780 - Centro POA - RS - Brasil *companhiadearte@gmail.com *55 51 32259189

NOSSA HISTÓRIA

Durante  os anos 80, a Caixa Econômica Federal adquiriu um imóvel de nove andares com um pequeno teatro, situado na Rua da Praia, atual Rua dos Andradas. Neste local, durante um período, funcionou uma agência bancária, que acabou sendo desativada no final dessa década. Esse imóvel foi então cedido à Associação dos Funcionários do Banco - APCEF-RS - que manteve ali sua sede.

Este foi o início da Cia de Arte. Rapidamente o local se transformou em ponto de encontro de artistas e intelectuais da cidade e em 1998 quando a APCEF-RS mudou-se para uma sede própria, a gerência do espaço ficou sob responsabilidade da própria classe artística freqüentadora. Iniciou-se então um movimento que iria definir o futuro do prédio: de um lado a CEF tentando leiloar o imóvel e do outro, os artistas reivindicando a manutenção de um espaço único na cidade para ensaios, montagens, aulas, oficinas, apresentações e convívio. 

Ao final dos anos 90 aconteceram diversas manifestações pela cidade, organizadas por artistas e entidades culturais, chamando a atenção da sociedade e poder público para a cultura local. Finalmente em 2000, a mobilização da classe artística conseguiu que o Município de Porto Alegre, através do Prefeito Raul Pont, comprasse o imóvel da CEF e o cedesse para uso dos artistas. 

Foi então criada a Associação do Centro Cultural Cia de Arte. Esta Associação, em 2004, recebeu da Prefeitura de Porto Alegre um Termo de Cessão de Uso, celebrando a conquista do espaço e a partir deste momento a gestão da Associação do Centro Cultural Cia de Arte passa a ser feita por um Conselho Gestor, eleito entre os sócios,  em assembléia.  

A gestão do Centro Cultural Cia de Arte é independente, cabendo à Associação a responsabilidade por buscar recursos para manutenção e melhorias do espaço. A cedência do espaço do restaurante e as taxas de manutenção recebidas pelo uso das salas e do teatro mantêm a Cia de Arte ativa. A parceria com a Prefeitura, que contribui com as despesas de água e energia elétrica, foi renovada em 2012 com a assinatura de novo Termo de Cessão de Uso e é fundamental para manter o espaço de portas abertas.